sábado, 22 de agosto de 2015

FEE lança ferramenta versátil que pode ajudar aos exportadores

      A FEE (Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul) lançou essa semana o Sistema Exportações FEE. A partir de estatísticas sobre vendas externas do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), a ferramenta calcula os índices de valor, volume e preços das exportações brasileiras para qualquer pais de destino, com diferentes classificações e um sistema de crítica dos dados brutos. Informa, ainda, valores e participações por setores.
      A nova ferramenta foi apresentada durante seminário, quando também foram mostradas as novas classificações, a metodologia do tipo de índice calculado, o detalhamento do tipo de crítica dos dados e como funciona na prática o Sistema Exportações FEE.
      "O projeto foi desenvolvido durante anos. Já estão disponíveis os dados entre janeiro de 2007 e junho deste ano", relatou o coordenador do Núcleo de Dados e Estudos Conjunturais da Fundação, Renan Xavier. Segundo ele, a ferramenta é pioneira e pode ser utilizada tanto no meio acadêmico quanto nas organizações de comércio exterior. "O sistema é versátil e pode auxiliar em qualquer estudo de conjuntura de exportações", explicou Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário