segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Relatório da Focus revela queda do PIB brasileiro de 2,6% no segundo trimestre deste ano

        O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu 2,6% no segundo trimestre deste ano na comparação com o primeiro e 1,9% ante o mesmo período de 2014, conforme levantamento do IBGE. Analistas consultados para o Relatório de Mercado Focus, a partir destes números, aprofundaram as previsões de queda da economia. 
       O estudo, divulgado na manhã desta segunda-feira (31), pelo Banco Central, mostrou ainda que o PIB terá queda de 2,26% em 2015 e de 0,40% em 2016, de acordo com a mediana das estimativas.
Há duas semanas, os participantes da Focus previram pela primeira vez queda para o PIB do ano que vem.
       Na semana passada, a previsão de retração era de 0,24% ante uma alta de 0,20% apontada quatro semanas antes. Para este ano, a deterioração das previsões do mercado financeiro para a atividade no País é tendência já há alguns meses. Na semana passada, o boletim trazia uma previsão de recuo de 2,06% ante uma baixa de 1,80% vista quatro semanas antes.
       O BC, apesar de também ter revisado para pior sua projeção para este ano, de queda de 0,6% para retração de 1,1%, segue mais otimista que o mercado. No Relatório Trimestral de Inflação de junho, a instituição informou que a mudança ocorreu em função de piora nas perspectivas para a indústria, cuja expectativa de PIB recuou de -2,3% para -3,0%. Uma nova edição do documento será apresentada no fim do mês que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário