segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Projeto de construção de um moderno porto em Manaus é entregue à SEP

         O Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fábio Galvão, afirmou que o projeto de construção de um moderno porto em Manaus (M), que se arrasta desde 2011, já foi concluído e entregue à Secretaria Especial de Portos (SEP), que tem status de ministério e é ligada diretamente à presidente Dilma Rousseff. “Já obtivemos todas as certidões e licenciamentos, concluímos o projeto e repassamos à SEP. Agora, depende do governo federal abrir licitação para o início das obras. O plano é que a conclusão ocorra em três anos”, adiantou Galvão.
       O projeto é composto de um aterro de 100 metros, onde ficarão estacionamentos, administração, central de atendimento de passageiros e de onde sairão três grandes flutuantes em forma de T, nos moldes dos que ficam no atual Porto de Manaus. Essa estrutura atenderá a todas as embarcações regionais, que hoje ficam atracadas em balsas improvisadas. Os flutuantes terão acesso por passarelas metálicas cobertas para pedestres, cada uma com 135 metros de comprimento.
       Segundo Fábio Galvão o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eiarima), Projeto Básico, dentre outros, já foram aprovados. “A partir dos estudos, que provaram que o projeto é viável, que é importante para mostrar uma nova fachada da cidade, fizemos uma audiência pública com a participação de todos os envolvidos. A partir daí o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) emitiu a licença de implantação”, garantiu o superintendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário