segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Ex-ministro diz que infraestrutura logística e políticas do governo são os grandes gargalos à expansão do agronegócio

       Ex-ministro da Agricultura e atual coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, afirmou que a infraestrutura logística e de transportes e as políticas de renda e comercial são os grandes gargalos a uma maior expansão do agronegócio brasileiro. A afirmação foi feita durante o 34º Enaex (Encontro Nacional de Comércio Exterior), promovido pela AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), no Rio esde Janeiro (RJ).
       “E todos eles são gargalos cuja solução independe do Ministério da Agricultura. Ou pior do que isso: passam ao largo do ministério”, ressaltou. O ex-ministro (no governo de Luís Inácio Lula da Silva) defendeu uma estratégia articulada para permitir ao agronegócio avançar “tudo que se espera dele”. Na avaliação de Rodrigues, não se trata apenas de um problema de políticas oficiais de governo, mas de mudança de leis que estão obsoletas e, sobretudo, de aceitação da sociedade.

       Segundo Rodrigues, dados de 2014 revelam que o agronegócio representou 24% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, respondendo por cerca de 30% dos empregos e por 43% do valor da exportação total do país. Estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), feito em 2011, projeta que a demanda mundial por alimentos deverá crescer 20% até 2020, e o agronegócio do Brasil terá de elevar a produção em 40% para atender a essa expansão, oriunda do aumento da população e da renda nos países emergentes.
       O ex-ministro avaliou que a produção brasileira de alimentos poderá crescer mais do que 40%. “Pode crescer porque tem tecnologia, temos gente competente no campo”, argumentou. Destacou que, de 1990 a 2014, a produção de grãos do Brasil cresceu 234%, enquanto a área plantada evoluiu 50%. Lembrou ainda que o país tem 61% de cobertura vegetal original, contra 1% na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário