sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Monteiro admite que instabilidade no mercado chinês preocupa, mas diz que Brasil está menos vulnerável

        "A instabilidade no mercado chinês causa preocupação para a economia global, mas o Brasil está menos vulnerável por não ter tanta dependência do comércio exterior”. A avaliação é do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto. Segundo ele, a parcela que o Brasil exporta do PIB é relativamente pequena, representando 10% do PIB, enquanto em alguns países, como a Alemanha, chega a 40%. “Se nós tivéssemos mais dependência do comércio exterior, estaríamos mais vulneráveis”, afirmou.
         Mesmo assim, o ministro admite que o mundo todo tem as atenções voltadas para a China neste momento, o que pode nos indicar uma preocupação. “O mundo inteiro nessa hora tem os olhos voltados para a China acompanhando o desenrolar dessa crise, desse momento de instabilidade que marca a economia chinesa. Pelo extraordinário peso que a China atingiu na economia internacional, os reflexos desse processo podem trazer elementos de preocupação para o comércio internacional e para a economia global”, destaca.
        Para Monteiro, o país já vinha sofrendo os efeitos da desaceleração global e já sente os efeitos dessa desaceleração porque a queda do preço das commodities vem se agravando cada vez mais. “O país já perdeu US$ 12 bilhões na balança comercial de janeiro a julho só com o efeito da queda de preço de bens exportados, sobretudo commodities agrícolas e minerais”, salienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário