quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Conjugação de vários fatores provoca queda nas Bolsas dos Estados Unidos

       As Bolsas dos EUA fecharam em queda forte, com os principais índices nas mínimas do dia. O S&P-500 fechou abaixo da média de fechamento das últimas 200 sessões e passou a acumular queda no ano. O Dow Jones teve sua maior queda em termos porcentuais desde 3 de fevereiro de 2014 e fechou abaixo dos 17 mil pontos pela primeira vez desde outubro de 2014. O Nasdaq teve sua maior queda em um dia desde 10 de abril do ano passado.  Na Chicago Board Options Exchange (CBOE), o índice de volatilidade VIX subiu 25,51%, para 19,14; ele subiu 38% nas últimas três sessões.
       O mercado norte-americano acompanhou as quedas das Bolsas globais; na China, o índice Shanghai Composite caiu 3,4%; as Bolsas de Hong Kong e de Taiwan entraram em tendência de queda (acumulando baixas de 20% em relação aos picos atingidos em abril) e o FT-100, da Bolsa de Londres, acumula oito sessões consecutivas de perdas e entrou em correção (queda de 10% em relação à máxima de abril).
       Segundo traders, a queda se deve a vários fatores, entre eles o nervosismo causado pela turbulência do mercado de ações da China e pela desvalorização do yuan chinês, as quedas fortes das moedas dos países emergentes e produtores de commodities nesta quarta-feira e hoje, os sinais de que estaria começando uma "guerra cambial" entre vários países (o Casaquistão desvalorizou sua moeda em 25%), os preços baixos do petróleo e de outras commodities e a incerteza quanto à perspectiva das taxas de juro nos EUA deixada pela ata da última reunião do Federal Reserve, divulgada ontem. O anúncio de que o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, vai renunciar ao cargo e convocar eleições parlamentares para setembro adicionou uma dose de incerteza política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário