sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Estudo do Banco Central aponta retração da atividade econômica nas cinco regiões do país

       O Banco Central constatou retração da atividade econômica nas cinco regiões do país no trimestre encerrado em maio na comparação com os três meses anteriores. Os Índices de Atividade Econômica do Banco Central do Norte (IBCR-N) e do Sudeste (IBCR-SE) foram os que sofreram as maiores contrações no período, de 1,2% cada, conforme o Boletim Regional, divulgado nesta sexta-feira (21), pela instituição.
       No Norte, o estudo do BC indicou que a atividade econômica evidenciou os impactos negativos de resultados desfavoráveis registrados no comércio, na indústria e no setor externo. "Nesse cenário, refletindo retrações nas vendas do comércio e na atividade industrial, o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-N) caiu 1,2% no trimestre encerrado em maio, em relação ao finalizado em fevereiro", escreveram os técnicos da instituição. Em 12 meses até maio, o indicador recuou 0,8%. O documento destacou que o superávit da balança comercial da região decresceu de US$ 1,42 bilhão, no primeiro semestre de 2014, para US$ 457 milhões, em igual período de 2015.
       Com relação ao Sudeste, o Boletim Regional ressaltou que a atividade econômica da região também sofreu com "retrações relevantes" nas vendas do comércio e na produção da indústria. Com isso, manteve-se em trajetória de retração no trimestre encerrado em maio, com desdobramentos negativos sobre o mercado de trabalho. O documento salientou que foram eliminados 66,1 mil empregos formais no período, ante a criação de 144,8 mil no mesmo período de 2014, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), destacando-se o corte de 60,8 mil vagas na indústria de transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário