sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Negociação de acordo comercial entre Mercosul e UE deve avançar em outrubro, anunciam ministros do Brasil e da Argentina

       O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, afirmou nesta quinta-feira (27) à noite que troca de ofertas para um acordo comercial entre Mercosul e União Europeia ocorrerá em outubro. O anúncio foi feito  após reunião entre ele e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o chanceler da Argentina, Hector Timerman.
      "Estamos confiantes de que vamos dar esse passo fundamental para consolidação do Mercosul", disse Monteiro, destacando que as posições brasileira e argentina "são sempre muito convergentes, a despeito de questões que podem circunstancialmente gerar dificuldades".
      As tentativas de acordo entre os blocos econômicos são negociadas há cerca de 15 anos. Mauro Vieira salientou que, durante o encontro com Timerman no Itamaraty, foi discutida a questão do acordo com a União Europeia. "Coincidimos na posição já expressa em ocasiões anteriores, de que o Mercosul estará unido e apresentaremos em conjunto uma proposta."
       Já Hector Timerman disse que o Mercosul se esforçou para preparar uma boa proposta e espera que os europeus tenham feito o mesmo. "Esperamos que a União Europeia seja um reflexo de todo o trabalho que fez o Mercosul e que isso seja posto em evidência nas negociações. Veremos, quando nos sentarmos à mesa, o que os europeus vão trazer," comentou o chanceler argentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário