sábado, 29 de agosto de 2015

Expointer começa em meio a um cenário de encolhimento da economia e retração do mercado

       A 38ª Expointer (uma das principais feiras de agronegócios da América Latina) começou neste sábado, 29 e vai até o dia 9 de setembro, em meio a um ano de retração do mercado e encolhimento da economia brasileira. "Manter este evento já é uma forma de desafiar o amanhã e dizer que vamos superá-lo com unidade, vontade e disposição", afirmou o governador gaúcho José Ivo Sartori, na abertura, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), na região metropolitana de Porto Alegre.
       O cenário econômico criou um clima de apreensão entre expositores e público e leva a projeções de negociações que serão consideradas positivas se os negócios repetirem patamar do ano passado, quando quando somaram R$ 2,7 bilhões só no segmento de máquinas e implementos (entre contratos fechados no local ou posteriormente). Além disso, a feira também sofreu com reveses climáticos nos últimos meses, exigindo melhorias nas instalações do parque.
       As recuperações decorrentes do vendaval que ocorreu em dezembro na região, atingindo 70% das instalações do parque, custou ao governo do Estado, que alega não ter recursos até para pagar o salário dos servidores estaduais. R$ 1,5 milhão.  Com a crise financeira nacional, agravada no Estado, foi preciso contar com aportes de parceiros, como o Sindicato da Indústria das Máquinas (Simers), a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo (Abccc) e a Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul).

Nenhum comentário:

Postar um comentário