quinta-feira, 23 de abril de 2015

Portal Único de Comércio Exterior inicia a eliminação do uso do papel com o módulo Vicomex

      O Portal Único de Comércio Exterior deu início a eliminação progressiva do uso do papel nas operações de comércio exterior com o módulo ‘Anexação de Documentos Digitalizados – VICOMEX’, disponibilizado em forma de um novo link de serviços no sistema Visão Integrada.

      A ferramenta funciona através de um link disponibilizado no portal, exportadores e despachantes aduaneiros podem anexar documentos necessários para serem realizadas importações e exportações no comércio exterior.

       Com o uso do novo sistema, não é mais necessário que os documentos sejam apresentados de forma física nas unidades da Receita Federal, o que gera economia de tempo e redução de custos para as operações de comércio exterior.

      De acordo com o diretor-executivo do Grupo Chibatão, Jhony Fidelis, que apoiou a medida adotada pela Receita Federal, a nova ferramenta do portal vai reduzir significativamente os prazos de desembaraço, os custos de armazenagem e as taxas portuárias, uma vez que todos os envolvidos no processo de exportação e de importação irão trabalhar de forma harmoniosa por meio do sistema.

      O manuseio digital dos documentos é possível para todos os órgãos anuentes do comércio exterior. Além dos operadores do comércio exterior, é possível aos órgãos públicos exigir e anexar documentos quando necessário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário