quinta-feira, 30 de abril de 2015

Brasil e Rússia assinam acordo de facilitação de comércio que beneficiará o agronegócio

      O governo brasileiro assinou um acordo de facilitação de comércio com a Rússia. O entendimento inicial objetiva a dar abertura a um sistema de lista pré-autorizada (prelisting) para todos os estabelecimentos exportadores de produtos de origem animal. A secretária de Relações Internacionais do Agronegócio, Tatiana Palermo, explicou que esse sistema prevê que o país exportador, no caso o Brasil, selecione os estabelecimentos que atendem os requisitos exigidos pelo país importador.

      “O país exportador passa a lista dos estabelecimentos que ele garante que atendem às exigências do país importador. Além de cumprir os requisitos sanitários do nosso sistema de inspeção federal, atende também aos requisitos do país importador”, relatou Palermo. Para os lácteos, o prelisting já está em funcionamento e a exportação dos produtos acontece sem a necessidade de missão prévia de inspeção dos estabelecimentos.

      Atualmente, 12 plantas industriais do setor são autorizadas a exportar para a Rússia. A secretária considera que essa é uma forma efetiva de diminuir a burocracia no comércio entre os dois países.
A intenção é que até o final de junho haja um acordo efetivo de prelisting para as exportações para a Rússia.  As autoridades russas querem estabelecer o mesmo sistema de habilitação para o comércio de pescado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário