quinta-feira, 23 de abril de 2015

Porto de Recife assina parceria com o INPH para estudo técnico das obras de dragagem do canal de acesso

       A administração do Porto de Recife (PE) anunciou na tarde de ontem, quarta-feira (22), uma parceria com o Instituto de Pesquisas Hidroviárias (INPH) para realização de estudo técnico de obras de dragagem do canal de acesso para receber navios de maior porte. 

      A dragagem é um tema antigo para o terminal e mesmo com esse contrato, que praticamente sairá de graça para a instituição, não há garantias de que a obra seja realizada, pois depende de verbas federais que atualmente passam por contingenciamento devido à crise fiscal do país. Uma empresa privada cobraria algo em torno de R$ 3 milhões pelo serviço, disse o presidente do Porto, Olavo Lima.
      O INPH, que é ligado à Secretaria Especial dos Portos da Presidência da República, tem orçamento de R$ 3,8 bilhões para obras em terminais marítimos brasileiros. Sem o estudo do INPH ainda não é possível saber o valor que será empregado na obra do Porto do Recife. Apesar das incertezas, Olavo Lima, está confiante. "Estamos correndo atrás e nos posicionando (para receber os recursos). Em 2016 o Brasil deverá estar melhor", disse o executivo em entrevista coletiva.

      Os dados levantados pelo INPH servirão de referência para edital de licitação da nova dragagem. Um dos objetivos é aprofundar o canal de acesso de forma a permitir que navios de maior porte atraquem no terminal, de forma a atrair embarcações que trazem mercadoria diretamente para o Recife e que hoje são obrigadas a ir para o Porto de Suape.

Nenhum comentário:

Postar um comentário