quarta-feira, 29 de abril de 2015

Porto de Paranaguá lidera movimentação de soja e congelados de janeiro a março

      O porto de Paranaguá foi a principal via de escoamento da produção brasileira de farelo de soja, óleo vegetal e congelados nos três primeiros meses de 2015. O terminal paranaense líderou na movimentação destes produtos, em comparação com os demais portos brasileiros. Com os recentes investimentos feitos na estrutura o complexo portuário também ganhou espaço na exportação de milho e de álcool.

      “Estamos resgatando a confiança dos usuários e produtores rurais, que notam os investimentos realizados nos últimos anos para dar mais eficiência ao porto”, argumentou o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino. Foram investidos nos últimos quatro anos R$ 511 milhões em obras de melhoria, infraestrutura e novos equipamentos.

      Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a venda de farelo saindo de Paranaguá para outros países aumentou 12% em relação aos primeiros meses de 2014, passando de 904 mil toneladas para 1,013 milhão de toneladas escoadas neste ano. O segundo lugar foi Santos (SP), que movimentou 880 mil toneladas do produto.

      Na exportação de óleo vegetal, o crescimento foi ainda mais significativo: 13,4%, com 192 mil toneladas – o que representa quase 60% de tudo que é escoado do produto em todos os portos brasileiros. Neste período, o segundo lugar, Rio Grande (RS), embarcou 53 mil toneladas. Ja os embarques de congelados de janeiro a março, somaram 360 mil toneladas, ante 330 mil toneladas em igual período de 2014, assegurando ao terminal o segundo lugar entre os portos brasileiros. Itajaí (SC) e Santos (SP) ficaram com a segunda e terceira maior movimentação, com 341 mil toneladas e 205 mil toneladas, respectivamente.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário