quinta-feira, 23 de abril de 2015

Caramuru Alimentos investe em alternativa de transporte hidroviário pelo Norte

      A estiagem que interditou a hidrovia Tietê-Paraná no ano passado não desanimou sua mais tradicional e maior usuária a investir no transporte fluvial. Apesar dos transtornos que ainda enfrenta para o escoamento de seus produtos no Centro-Sul, a Caramuru Alimentos já começou a investir pesado em uma alternativa de transporte pelo Norte que mais uma vez privilegia os rios.

      O vice-presidente da Caramuru, César Borges de Sousa, revelou que o projeto em curso, que deverá absorver investimentos de R$ 45 milhões, prevê o escoamento de toda a produção de proteína concentrada de soja da fábrica da empresa em Sorriso, Mato Grosso, pelo Norte. A unidade tem capacidade para produzir entre 180 mil e 200 mil toneladas dessa proteína de alto valor agregado por ano, e toda a oferta disponível atualmente é exportada pelo porto de Santos, no litoral paulista.

      Segundo Borges, o projeto foi aprovado pelo conselho da companhia em novembro e está em fase de implantação. Envolve a construção de uma unidade de transbordo em Itaituba, no Pará, e outra no porto de Santana, no Amapá, e deverá estar concluído no início de 2016. "Trata-se do principal investimento da Caramuru em 2015. É o nosso primeiro passo no Norte, e a operação poderá ser ampliada no futuro. A economia de frete que teremos em relação ao escoamento por Santos é de 25% a 30%", afirmou.

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