terça-feira, 28 de abril de 2015

Secretário dos Transportes quer fortalecer a hidrovia para reduzir custos logísticos no Rio Grande do Sul



      O Secretário gaúcho dos Transportes, Pedro Westphalen, afirmou hoje que quer "fortalecer a hidrovia gaúcha até a chegada ao porto do Rio Grande. Com esse modal podemos ter redução no custo logístico do Rio Grande do Sul". A promessa foi feita durante visita a cidade de Rio Grande, nesta terça-feira, 28, de abril. Ele manteve diversos encontros com representantes dos trabalhadores e dos empresários. O Sindicato dos Portuários apresentou demandas como a data-base da categoria e outros temas ligados aos trabalhadores. “Preocupa-nos a situação do quadro de pessoal que está diminuindo em função da aposentadoria de alguns colegas”, advertiu o presidente Rui Mendes.

      Na sua primeira visita ao porto, Westhphalen também participou de almoço promovido pelo Sindicato dos Operadores Portuários (Sindop) e pelo Sindicato dos Terminais Marítimos de Graneis Sólidos e Líquidos em Geral e de Contêineres no Porto do Rio Grande (Sintermar). Na oportunidade, o diretor-executivo do Sindop, Vidal Mendonça falou das expectativas em relação ao Governo Sartori. O diretor-presidente do Tecon Rio Grande e presidente do Sintermar, Paulo Bertinetti lembrou que tanto os terminais quanto os o operadores portuários fazem parte da estrutura do complexo portuário e que precisam trabalhar em sinergia para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

       A comitiva liderada por Westphalen realizou ainda um passeio pelo porto, embarcando no cais do Porto Novo e desembarcando no Tecon Rio Grande. O secretário foi recepcionado no terminal de contêineres por Bertinetti que mostrou a estrutura de embarque e desembarque de contêineres. “Estou impressionado de forma positiva pela estrutura que encontrei no Porto do Rio Grande”, manifestou o secretário.

      “É de extrema importância que a Superintendência do Porto e a Secretaria dos Transportes estejam trabalhando de forma propositiva para melhorar a logística do Estado. A forma como o Estado vem tratando diversos assuntos, principalmente com relação às hidrovias, irá trazer uma grande melhoria para o Porto e para todos os gaúchos”, salientou o superintendente do Porto, Janir Branco. Com reuniões internas de diretoria, o secretário foi informado de todos os projetos em andamento da autarquia como a obra de dragagem que está em fase final de licitação pela SEP e também a obra de modernização do cais do Porto Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário