A alta do dólar está levando a uma tendência de aumento do interesse dos
brasileiros por viagens domésticas. A valorização da moeda
norte-americana dá também maior competitividade ao turismo para
estrangeiros. Entidades do setor de turismo confirmam o cenário
positivo, mas argumentam que os custos para operar impedem barateamento
dos pacotes, e que não há divulgação suficiente do Brasil no exterior.
No
primeiro trimestre deste ano, a cotação do dólar chegou a R$ 3,30.
Do fim de março para cá, a moeda devolveu parte da alta, mas permanece
cotada perto de R$ 3. O presidente da Associação Brasileira da Indústria
de Hotéis, Enrico Fermi, explica que a maior procura por destinos
nacionais foi registrada em dezembro de 2014 e nos três primeiros meses
deste ano.
"Há tendência de migrarem para o turismo
interno. Nossa taxa de ocupação cresceu. Na cidade de Natal, tivemos
aumento de 14% na ocupação em relação a outros anos", destaca. Ele
ressalta que a valorização do dólar torna o Brasil mais atraente para o
turista estrangeiro. "O poder de compra dele aumenta. Mas a carga
tributária alta impede que o Brasil ofereça preços mais baratos. Hoje, o
Caribe tem os melhores preços (para estrangeiros)", observa.
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