As relações comerciais entre
Colômbia e Brasil foram reforçadas nos últimos dez anos, graças a parcerias
como o Acordo de Complementação Econômica nº 59, assinado pelos dois países em
18 de outubro de 2004 e que entrou em vigência em fevereiro de 2005. O acordo
representa para a Colômbia a oportunidade de acessar um potente mercado com
cerca de 200 milhões de pessoas e para o Brasil a opção de aproveitar os
imensos benefícios que a Colômbia tem para oferecer: a diversidade de sua
riqueza natural (10% das áreas protegidas na América do Sul), elevados padrões
de qualidade, grandes volumes de produção e vasta experiência no
desenvolvimento de marcas próprias, entre outros.
Durante os últimos cinco
anos, as exportações –incluindo as mineiras e não mineiras, além do café- da
Colômbia ao Brasil tem crescido de maneira constante, ao passar de US$993
milhões em 2009 a US$1.6 bilhões em 2014, um incremento de 38,78%. Isto
demonstra um crescimento sustentado com benefícios para ambos os países. Os dez
principais setores de exportações ao Brasil em 2014 representam 80% do total
das exportações não mineiras, e incluem, entre outros, o plástico, pneus,
têxteis, metalúrgica, vidros e artigos para a casa.
"A oferta da Colômbia
vai muito além de mercadorias, estabelecendo-se como um fornecedor ideal de
produtos com valor agregado. No caso do Brasil, há oportunidades para aumentar
o comércio bilateral em setores como cosméticos, materiais de construção e
vestuário, com empresários que respondem às necessidades dos consumidores
brasileiros com vantagens competitivas como qualidade, inovação e preços
competitivos, bem como proximidade e regras claras que permitem negócios de
longo prazo", afirmou María Claudia Lacouture, presidente da ProColombia.
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