terça-feira, 28 de abril de 2015

Comércio entre Brasil e Colômbia cresce 38% nos últimos cinco anos


      As relações comerciais entre Colômbia e Brasil foram reforçadas nos últimos dez anos, graças a parcerias como o Acordo de Complementação Econômica nº 59, assinado pelos dois países em 18 de outubro de 2004 e que entrou em vigência em fevereiro de 2005. O acordo representa para a Colômbia a oportunidade de acessar um potente mercado com cerca de 200 milhões de pessoas e para o Brasil a opção de aproveitar os imensos benefícios que a Colômbia tem para oferecer: a diversidade de sua riqueza natural (10% das áreas protegidas na América do Sul), elevados padrões de qualidade, grandes volumes de produção e vasta experiência no desenvolvimento de marcas próprias, entre outros.
      Durante os últimos cinco anos, as exportações –incluindo as mineiras e não mineiras, além do café- da Colômbia ao Brasil tem crescido de maneira constante, ao passar de US$993 milhões em 2009 a US$1.6 bilhões em 2014, um incremento de 38,78%. Isto demonstra um crescimento sustentado com benefícios para ambos os países. Os dez principais setores de exportações ao Brasil em 2014 representam 80% do total das exportações não mineiras, e incluem, entre outros, o plástico, pneus, têxteis, metalúrgica, vidros e artigos para a casa.
      "A oferta da Colômbia vai muito além de mercadorias, estabelecendo-se como um fornecedor ideal de produtos com valor agregado. No caso do Brasil, há oportunidades para aumentar o comércio bilateral em setores como cosméticos, materiais de construção e vestuário, com empresários que respondem às necessidades dos consumidores brasileiros com vantagens competitivas como qualidade, inovação e preços competitivos, bem como proximidade e regras claras que permitem negócios de longo prazo", afirmou María Claudia Lacouture, presidente da ProColombia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário