segunda-feira, 27 de abril de 2015

Secretário do MDIC afirma que Brasil precisa diversificar pauta de exportações e depender menos do Mercosul

      O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho, afirmou nesta segunda-feira (27) que o Brasil precisa diversificar a sua pauta de exportações e "ser menos dependente do Mercosul". "A indústria ainda é muito dependente do Mercosul, por isso defendo um esforço de promoção para diversificarmos a pauta e sermos menos dependentes do Mercosul do que somos hoje", advertiu Ramalho, em uma palestra para empresários em São Paulo, na qual representou o ministro Armando Monteiro, que está de licença médica.

      Segundo Ramalho, mesmo na América do Sul, fora do bloco, há outros países que o Brasil tem potencial para ampliar suas exportações. O secretário disse ainda que espera que avancem os acordos entre o Mercosul e a União Europeia. "Estamos aguardando a União Europeia concluir suas consultas internas para marcarmos uma reunião de troca de ofertas", revelou. "Espero que isso possa acontecer ainda neste semestre,"adiantou.

      Ramalho explicou que a pasta está ciente da necessidade de ajustes pelo qual o país precisa passar, mas ressaltou que o momento de crise econômica pode ser de oportunidades para o setor exportador. "O setor exportador oferece alternativa importante para atenuar problemas da economia", afirmou.
Para Ramalho, um dos principais focos deve ser a relação com os Estados Unidos.

       "Há uma retomada da economia americana. Os EUA são um grande parceiro comercial do Brasil e este ano temos possibilidade de retomar as exportações para os EUA", avaliou, citando a visita que a presidente Dilma Rousseff fará no meio do ano e a visita já realizada por Monteiro ao país como demonstrações de que o governo está empenhado nessa relação bilateral

Nenhum comentário:

Postar um comentário