quinta-feira, 30 de abril de 2015

PIB brasileiro terá pior desempenho em duas décadas segundo o FMI

      O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2015 deverá confirmar a pior desaceleração da economia em mais de duas décadas. A previsão aparece no relatório do FMI (Fundo Monetário Internacional), divulgado nesta quarta-feira. Mas o organismo recomenda que apesar da atividade enfraquecida o governo deve manter as medidas de aperto nos gastos públicos.

      O estudo do FMI, intitulado "Perspectiva Econômica Regional", aponta que o país passa pela desaceleração mais grave nos últimos vinte anos, mas terá que insistir com os recentes esforços para conter o aumento da dívida pública e repor a confiança no quadro da política macroeconômica. A diretora geral do fundo, Christine Lagarde, elogiou o ajuste na economia, contudo, disse que é necessário implementar as reformas estruturais.

      A previsão de economistas da instituição é que o PIB brasileiro encolha 1% este ano, o que seria um dos piores desempenhos entre as principais economias mundiais. A perspectiva, segundo os técnicos, é de que a recuperação, moderada, aconteça em 2016, com crescimento de 1%. O FMI atribui a situação brasileira  à baixa confiança dos empresários que, por isso, não investem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário