terça-feira, 28 de abril de 2015

Bolsa de Xangai fecha em baixa pressionada pela queda de papéis de mineradoras

      A bolsa de Xangai e de outros mercados asiáticos menores fecharam em baixa nesta terça-feira (28), após um alerta de um órgão regulador chinês, enquanto na Austrália, o principal índice acionário local foi pressionado pela queda de papéis de mineradoras. O clima na região da Ásia e do Pacífico também foi de cautela antes da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), que começa hoje e será concluída amanhã.

      O índice Xangai Composto, o mais importante da China continental, recuou 1,1%, a 4.476,22 pontos. A pressão de vendas se intensificou após a comissão de valores mobiliários chinesa recomendar cautela aos investidores de varejo. "Lembramos aos investidores, especialmente os que são novos no mercado, que façam a lição de casa e invistam racionalmente", afirmou o órgão, em comunicado divulgado em sua página na internet.

      Apesar da desvalorização de ontem, os analistas continuam otimistas em relação à perspectiva de médio prazo da China, em função das medidas de estímulo que Pequim vem adotando. Após o encerramento dos negócios em Xangai, o Wall Street Journal noticiou que o PBoC, como é conhecido o banco central chinês, planeja lançar um programa para facilitar a reestruturação de dívidas de governos locais, semelhante a esforços de relaxamento quantitativo vistos nos EUA e Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário