segunda-feira, 27 de abril de 2015

Porto de Gotemburgo adota robô que atua no afastamento mais rápido de óleo em casos de derramamento

      O Porto de Gotemburgo, na Suécia, está implantando um novo robô que terá como tarefa implantar booms em caso de um derramamento de óleo. A nova tecnologia vai resultar no afastamento de derramamentos de óleo de forma mais rápida e segura no complexo. O petróleo bruto que é trazido e refinado em gasolina, diesel, asfalto e outros produtos, apesar de ter muitas determinações rigorosas de segurança ainda correm riscos de causar um acidente, resultando em um vazamento de óleo.

       Com o objetivo de concretizar o projeto, o porto tem investido SEK 3,5 milhões em um boom controlado por GPS automático. No caso de um derrame, um membro da equipe do escritório de Porto Energia pressiona um botão na parede que ativa um torpedo para embarcações sem tripulação que viajam em torno da doca rebocando um longo boom de 400 metros. O boom automático é feito de plástico e fica a meio metro abaixo da água e 20 cm acima da água.

      “O robô reboca o boom de um cais para outro. Pode-se dizer que ele constitui um grande saco onde o óleo é coletado. Ele já está em operação para testes e os resultados foram bons”, disse Dan-Erik Andersson, Chefe de Operações no Porto de Energia em Gotemburgo. Nacomparação com a abordagem habitual – booms de reboque manualmente usandos por barcos – o boom automática economiza tempo levando aproximadamente 10 minutos para conter um vazamento, e não meia hora quando as barras são recocadas por barco.

      




Nenhum comentário:

Postar um comentário