Especialistas em logística, durante encontro em Hamburgo, apontaram que no futuro os portos internacionais e os transportes marítimos, ferroviários ou rodoviários
devem ser conectados em um centro de logística, que seja tão eficiente
quanto possível. “Apenas portos inteligentes poderão atender as
crescentes demandas por eficiência, economia, segurança e
compatibilidade ambiental”, prognosticou o diretor de Administração da
Lufthansa Industry Solutions, Bernd Appel.
O
Porto de Hamburgo é um dos mais modernos e eficientes portos no mundo e
é, hoje, uma exposição do “Porto do Futuro” e da “Industria 4.0″.
“smartPORT é mais do que apenas uma palavra. É uma estratégia de longo
prazo envolvendo projetos sólidos. Nosso objetivo não é apenas exibir
visões para nossos visitantes, mas apresentar projetos específicos”,
disse o presidente do Conselho de Administração da Hamburg Port
Authority (HPA), Jens Meier.
A
CISCO e a T-Systems lançaram, em cooperação com a HPA, o primeiro
smartRoad da Europa no Porto de Hamburgo, usando a tecnologia da
Internet de Tudo (Internet-of-Everything). A NXP Semiconductors
apresentou um semáforo inteligente, para evitar congestionamentos nos
portos. Além disso, a LNG Barge (barcaça de GNL) da Becker Marine System
forneceu, pela primeira vez, energia de baixa emissão a um navio de
cruzeiro.
Os
especialistas foram além das discussões sobre soluções inteligentes
para o tráfego nos portos e fluxos de carga, e abordaram outros tópicos
de discussões e debates que incluíram a compatibilidade do meio ambiente
com os negócios portuários, questões jurídicas relacionadas ao setor
portuário, oportunidades para o e/ou derivadas do setor de cruzeiros e o
Clean-Air.
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