quarta-feira, 10 de junho de 2015

Especialistas apontam que apenas portos inteligentes atenderão as demandas por eficiência

        Especialistas em logística, durante encontro em Hamburgo, apontaram que no futuro os portos internacionais e os transportes marítimos, ferroviários ou rodoviários devem ser conectados em um centro de logística, que seja tão eficiente quanto possível. “Apenas portos inteligentes poderão atender as crescentes demandas por eficiência, economia, segurança e compatibilidade ambiental”, prognosticou o diretor de Administração da Lufthansa Industry Solutions, Bernd Appel.

       O Porto de Hamburgo é um dos mais modernos e eficientes portos no mundo e é, hoje, uma exposição do “Porto do Futuro” e da “Industria 4.0″. “smartPORT é mais do que apenas uma palavra. É uma estratégia de longo prazo envolvendo projetos sólidos. Nosso objetivo não é apenas exibir visões para nossos visitantes, mas apresentar projetos específicos”, disse o presidente do Conselho de Administração da Hamburg Port Authority (HPA), Jens Meier.

       A CISCO e a T-Systems lançaram, em cooperação com a HPA, o primeiro smartRoad da Europa no Porto de Hamburgo, usando a tecnologia da Internet de Tudo (Internet-of-Everything). A NXP Semiconductors apresentou um semáforo inteligente, para evitar congestionamentos nos portos. Além disso, a LNG Barge (barcaça de GNL) da Becker Marine System forneceu, pela primeira vez, energia de baixa emissão a um navio de cruzeiro.

       Os especialistas foram além das discussões sobre soluções inteligentes para o tráfego nos portos e fluxos de carga, e abordaram outros tópicos de discussões e debates que incluíram a compatibilidade do meio ambiente com os negócios portuários, questões jurídicas relacionadas ao setor portuário, oportunidades para o e/ou derivadas do setor de cruzeiros e o Clean-Air.

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