A Odebrecht TransPort (OTP) vai iniciar seu
primeiro investimento em logística no Nordeste. A companhia está
em fase final de contratação de equipamentos para o terminal portuário
de granéis sólidos, no Porto de Suape, em Pernambuco, e pretende iniciar
até agosto as obras civis do projeto, com um custo inicial estimado em
cerca de R$ 150 milhões.
A expectativa é de que o terminal
comece oficialmente a operar em setembro do ano que vem, a tempo para
atuar no escoamento da safra de açúcar 2016/2017 na região, que se
inicia entre outubro e novembro. A OTP é braço de infraestrutura
do Grupo Odebrecht, maior empreiteira do país e citada nas
investigações da Lava Jato sobre esquema de propinas pagas a
ex-dirigentes da Petrobras, políticos e partidos.
A empresa afirma que a
operação “não teve nenhum impacto” em seus investimentos. “Os nossos
negócios avançam normalmente, inclusive com interesse de investidores
estrangeiros”, informou em nota. O grupo reiterou que não pagou propina ou
participou de esquemas ilícitos.
O terminal, do qual a OTP tem 75% das ações e a operadora logística Agrovia outros 25%,
inicialmente foi planejado para a exportação de açúcar refinado a
granel, mas a expansão e a ampliação de escopo já estão em análise. A
companhia solicitou à Agência Nacional de Transportes Aquaviários
(Antaq, órgão regulador do setor) a autorização para que a instalação
passe a movimentar outras cargas granéis de exportação e importação,
como soja, milho, cevada, malte e trigo.
A expectativa da empresa
é de que a Antaq tome uma decisão sobre o pleito até o fim deste ano. A
companhia ainda não detalhou o plano de investimentos para esta segunda
fase de investimentos, mas os cálculos iniciais apontam para a
necessidade de R$ 60 milhões adicionais. Na primeira etapa, os
investimentos previstos incluem basicamente a instalação de sistema de
recepção rodoviária, armazenagem de açúcar refinado a granel,
ensacamento e elevação do açúcar a navios graneleiros. A nova instalação permitirá o embarque de açúcar por Suape, em navios de 35 mil toneladas
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