quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Transporte de cargas por ferrovia na Argentina tem expansão de 31% em setembro, na comparação com mesmo mês de 2018


         O Ministério de Transporte da Argentina informou nesta terça-feira, 15, que o modal ferroviário em setembro alcançou 2.055.057 toneladas, um crescimento de 31% em relação ao mesmo mês do ano passado. O crescimento foi liderado pela Línea San Martins de Cargas, que une Cuyo com o centro do país, que apresentou incremento de 75% no período.
          Essa linha de ferrocarril é operada pela Trenes Argentinos Cargas (TAC), que no mês passado registrou aumento interanual em toneladas de 43% nas suas operações. A Fepsa também conseguiu elevação de 64% no transporte de cargas em setembro. Já a Ferrosur apresentou leve redução.
          A Ferrocarril Urquiza, que liga Buenos Aires a Mesopotamia, alcançou crescimento de 33% no mês. Já Ferrocarril Belgrano, que une as províncias do Noroeste do país com a Grande Rosario, registrou elevação mais modesta, de 13%.
          O ministro de Transporte, Guillermo Dietrich, explicou que o transporte de mercadorias por ferrovia sofreu décadas de abandono na Argentina. “Estas cifras são um indicador muito positivo da recuperação que está em marcha para que o país siga crescendo, com mais emprego, mais federalismo e mais desenvolvimento das regiões produtivas”, sustentou.
          O presidente da TAC, Ezequiel Lemos, saudou o retorno do crescimento do sistema ferroviário de cargas.  “A ferrovia é fundamental para o desenvolvimento econômico do país e os investimentos que estamos realizando vão fazer com que estes resultados cresçam ainda mais”, adiantou.
          Mais de 800 km de obras de novas linhas foram concluídas pela Belgrano Cargas, de um total de 1 700 km previstos, um investimento total de US$ 3 milhões. Esta renovação de vias é a maior executada na Argentina nos últimos tempos, permitindo que o trem triplique sua carga transportada, fazendo o trajeto entre Salta e os terminais exportadores da Grande Rosario na metade do tempo que levavam quatro anos atrás.
          Além disso, estão sendo realizadas melhorias nos acessos aos portos de Rosario e está em andamento a construção de um ramal ferroviário até a cidade de Santa Fe. O marco da renovação dos trens de carga que está sendo implementada pelo Ministério de Transporte, é a renovação da frota da Trenes Argentinos, que incorporou 3 500 vagões e 107 locomotivas novas. A operadora também comprou outros equipamentos destinados ao aperfeiçoamento dos serviços. A companhia também inaugurou um, novo centro de controle de tráfego, mais moderno e eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário