terça-feira, 15 de outubro de 2019

Navio tanque com bandeira de Hong Kong faz manobra de emergência em Angra dos Reis


          O navio tanque New Medal, com bandeira de Hong Kong, passou por uma manobra de emergência no domingo (13). A desatracação da embarcação estava marcada para as 5h30m, porém, até as 11h30, o navio continuava sem condições de reiniciar o funcionamento da máquina. A embarcação foi carregada com 290 mil toneladas de óleo cru no Tebig — terminal aquaviário da Petrobras (Almirante Maximiano da Fonseca), localizado na Baía de Ilha Grande, em Angra dos Reis. O navio, de classe VLCC (Very Large Crude Carrier), tem 330 metros de comprimento, 60,04m de boca e 20,20m de calado. A ação para evitar acidente contou com auxílio da praticagem do Rio de Janeiro.
           De acordo com a praticagem, ocorreu uma falha de máquinas pouco depois do início da sua desatracação com o auxílio de rebocadores, o que obrigou o prático a realizar uma manobra de emergência para afastá-la o máximo do terminal e, em seguida, fazê-la parar com o uso da âncora e dos rebocadores. "Diante do risco da situação, o prático foi obrigado a suspender a âncora e movimentar o navio a reboque para uma posição mais segura, ainda mais afastada do Tebig. Como a distância do terminal era muito pequena, não havia espaço para o petroleiro girar livremente sem o risco de uma colisão", informou a praticagem.
          O navio foi mantido na posição enquanto aguardava decisão da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro sobre um possível reboque para fora da Baía de Ilha Grande ou espera pelo restabelecimento da máquina para a navegação de saída. Após seis horas a bordo coordenando a ação dos rebocadores para manter a embarcação na posição segura, o prático foi substituído, em função da legislação. Com o restabelecimento da máquina, o New Medal foi autorizado a sair, com o apoio dos rebocadores, para fundeio fora da Baía, onde seria inspecionado. O New Medal tem como destino o Porto de Ningbo, na China.
           A Marinha informou que, por meio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), tomou conhecimento na manhã de ontem (13) que o navio New Medal apresentou problemas em sua propulsão ao desatracar do Tebig. De acordo com a autoridade marítima, o navio permaneceu próximo ao terminal, com prático a bordo e cinco rebocadores de apoio, para manter sua posição e a segurança da navegação. O sistema de propulsão foi restabelecido em torno de 17 horas de domingo e o navio seguiu para a área de fundeio destinada a navios carregados, a oeste da Ilha Grande, para ser inspecionado. "Caso seja aprovado na inspeção, o navio será liberado para seguir viagem", comunicou o Com1ºDN por meio de sua assessoria de imprensa, nesta segunda-feira, 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário