terça-feira, 8 de outubro de 2019

Complexo portuário do Pecém realiza primeiro embarque de manganês


          O Porto do Pecém concluiu no sábado, 6, depois de cinco dias de intensa operação, seu primeiro embarque de manganês. O navio African Raptor, procedente do porto sul-africano de Durban, atracou no terminal cearense na manhã da última segunda-feira para carregar 55 mil toneladas de manganês extraído, pela empresa Zeus Mineração Ltda, da cidade de Pentecoste (CE).
          “Nos inspiramos numa operação realizada em St. John’s, no Canadá. Entramos em contato com aquele porto e conseguimos comprar um equipamento semelhante ao que utilizam. Hoje, estamos usando o equipamento pela primeira vez precisar colocar a carga no chão, numa operação ecologicamente correta”, revelou, nesta segunda-feira, 7, Waldir Sampaio, diretor executivo de Operações do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
          O equipamento utilizado pela primeira vez no Pecém é chamado de “baia graneleira” (Bulkbraz). Oferece alta eficiência operacional proporcionando carregamentos rápidos de navios graneleiros. O primeiro embarque desse tipo de minério foi considerado pela administração do complexo um marco na história das operações do porto cearense.
          “Com a inovação proporcionada por este equipamento abre-se a possibilidade de atração de novos exportadores de granéis sólidos pelo Pecém, que tem uma localização geográfica privilegiada e estratégica. Encurtamos distâncias com portos americanos, europeus e asiáticos, através do canal do Panamá”, contou Carlos Alberto Alves, gerente comercial da Tecer Terminais.
          “Percebemos um potencial operacional e a possibilidade de crescimento do Porto do Pecém. Nos ofertaram um serviço com possibilidade de grandes volumes a serem movimentados, por isso se tornou viável pela distância da nossa unidade e pela parceria que foi estabelecida. Ficamos satisfeitos com o serviço que foi prestado e contentes pelo primeiro embarque ter sido um sucesso”, relatou Luis Gustavo Moretti, diretor da Zeus Mineração Ltda.
          Do terminal do Pecém o navio seguiu viagem para os portos de Bahodopi (Indonésia) e Tiasin (China), onde o minério será descarregado. O manganês (Mn), nome dado a um metal branco cinzento, é dotado de qualidades importantes à utilização na indústria siderúrgica.
          “São 55 mil toneladas de manganês que saem do Ceará para dois países na Ásia. Geramos mais emprego e renda tanto na mina, em Pentecoste, como no Pecém. Esse foi apenas nosso primeiro embarque desse tipo de minério. Teremos, ainda nesse ano, mais dois embarques de manganês, destacou Danilo Serpa, presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. No dia 25 de outubro um novo carregamento do produto deve ser exportado pelo terminal portuário que faz parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário