terça-feira, 15 de outubro de 2019

Governo do Panamá lança edital para construção de porto multipropósito de Barú

          O ministro de Assuntos Marítimos e administrador da Autoridade Marítima do Panamá (AMP), Noriel Aráuz, e o prefeito de Barú, Marcos Beitia, lançaram nesta segunda-feira, 14, o edital para receber propostas do projeto de construção do Molhe Multipropósito naquela cidade, junto ao Porto Armueller, na província de Chiriqui. As autoridades também anunciaram que serão iniciados os trabalhos para a reativação do aeroporto regional, que oferecerá valor agregado à acessibilidade da área e complementará a cadeia logística necessária para o início dos planos de ativação do complexo portuário.  
          Segundo Aráuz, com a criação deste molhe multipropósito, será criada uma oportunidade de ouro para devolver a confiança à comunidade, reativando a zona de Barú. "Para tornar isto uma realidade, estamos avaliando as manifestação de interesse recebidas e levando a cabo entrevistas com diferentes tipos de operadores portuários, desde os primeiros no ranking mundial de movimentação de contêineres, como também com operadores de tamanho médio, de acordo com a demanda existente em Puerto Armuelles a fim de combinar o transporte de outras cargas que podem ser atraídas,”calculou.
          Atualmente, conforme a legislação vigente, à AMP corresponde o fundo de mar e a linha de costa, já que os terrenos que previamente eram ocupados pelas lavouras bananeiras foram devolvidos ao Ministério de Economia e Finanças. A partir desta situação, foi determinada a identificação dos polígonos e solicitada a assinatura para o desenvolvimento completo do projeto portuário.
          Como as áreas circundantes do atual molhe foram desenvolvidas por moradores, o projeto prevê que elas sejam utilizadas para o turismo, incluindo ancoradouros de iates e veleiros. O governo acredita que, construído este molhe multipropósito e reativado o aeroporto, as iniciativas de negócios complementares como um estaleiro de construção naval e um terminal de produtos hidrocarburetos seriam outros projetos a serem implementados na região. "Para o estaleiro, é necessário o porto para a importação de materiais de motores, entre outros equipamentos utilizados por esta indústria", explicou Aráu.
          “A intenção da atual administração é não repetir os mesmos eros de gestões anteriores.  Por isso, hoje, o trabalho é realizado profissionalmente por uma equipe de técnicos, com vontade de fazer as coisas de forma diferente. Neste sentido, os engenheiros da Direção de Portos já iniciaram os estudos para ver quanto custará recuperar ou fazer unovo Molhe Fiscal no mesmo lugar do atual. Dentro de dois meses a proposta estará pronta e orçada, com o desenho para a obra. A ideia é que em princípio de 2021, a AMP construirá o Molhe Fiscal de Armuelles”, prometeu Aráuz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário