A
companhia Navios Logísticas da América do Sul, de Nova Palmira, no Uruguai,
apresentou ao governo de Mato Grosso do Sul, neste sábado, 19, o projeto de
construção do terminal de grãos e líquidos em Porto Murtinho, na margem
esquerda do Rio Paraguai, a 445 km de Campo Grande. A proposta encaminhada
envolve investimentos de R$ 120 milhões no complexo na fronteira com o país
vizinho.
Ao governador Reinaldo Azambuja e secretários
estaduais, representantes da Navios Logística reafirmaram a viabilidade do seu empreendimento,
apostando na infraestrutura logística e no potencial do estado como produtor de
alimentos. Claudio Lopez, CEO do grupo, garantiu que o novo porto entraria em
operação em dezembro de 2020.
Durante o encontro, o governador
anunciou o início da construção de uma obra vital para atender ao fluxo de
caminhões e cargas ao porto: o contorno rodoviário, impedindo o tráfego pesado
passando pelo centro da cidade. Acompanhando a comitiva, Michel Chain,
empresário e operador da Hidrovia do Paraguai, destacou o compromisso do estado
em viabilizar o novo corredor de
exportação.
“O governador foi sempre muito positivo em suas
decisões para garantir que o novo terminal portuário se tornasse realidade,
identificando os gargalos e buscando soluções para atender os novos
empreendimentos que se direcionam para Porto Murtinho”, disse ele, se referindo
ao contorno rodoviário e às questões fitossanitárias, em discussão com o
governo brasileiro.
A liberação da licença definitiva de instalação do
novo porto, a ser entregue pelo governador Reinaldo Azambuja no dia 25 deste
mês, entusiasmou a toda a comitiva presente à audiência. Claudio Lopez, CEO da
Navios Logísticas, saiu satisfeito do encontro.
“Estamos entusiasmados sobre o
investimento neste porto. Achamos que a instalação de última geração
introduzirá uma vantagem de custos na cadeia de logística, melhorando o
potencial de produção de Mato Grosso do Sul”, previu.
Cláudio Lopez agradeceu ao governador
pela obra do contorno rodoviário e pelo rápido processo de licenciamento do
empreendimento. Destacou o empenho e a dedicação do secretário Jaime Verruck,
titular da pasta de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e
Agricultura Familiar.
A apresentação do projeto do terminal
de Porto Murtinho contou com a presença de representantes das principais
indústrias de alimentos da China e Taiwan, que visitam o estado a convite da
Navios Logísticas para conhecer as potencialidades locais em infraestrutura e
no agronegócio.
Os futuros clientes asiáticos do
terminal também apresentaram ao governador um perfil de suas indústrias que
representam o poder aquisitivo agregado de cinco milhões de toneladas de
grãos/ano e estão interessados na exportação de soja e milho pelo novo
corredor. O representante de um dos grupos chineses, Dennis Lv, da Xiamen
C&D Commodities, disse que ficou impressionado com o potencial do estado e
quer ampliar os acordos comerciais.
Segundo o governador Reinaldo
Azambuja, Mato Grosso do Sul deve ampliar em 700 mil hectares sua área plantada
de soja, com projeção de chegar a 5,54 milhões de hectares em cinco anos. Na
última safra, o estado colheu 10 milhões de toneladas de soja.
Para o secretário Jaime Verruck, a
apresentação do projeto do novo porto e as declarações dos representantes das
indústrias alimentícias da China e de Taiwan, presentes à reunião, do interesse
em ampliar os negócios com Mato Grosso do Sul, deixaram claro a dimensão da
logística e o alto grau de competitividade da nova rota de exportação do
estado.
“Murtinho é a melhor opção, onde o
produtor terá um ganho adicional de dez dólares por tonelada”, observou. A
China é hoje o principal importador de soja e milho do estado, comprando 42% da
produção, cuja demanda em alta crescerá com o novo porto.
“Olhando o mercado, a redução de
custo substancial com a nova logística e os novos investidores, não restam
dúvidas de que teremos uma nova Paranaguá, que também impressiona importadores,
como os asiáticos, pela posição estratégica de Porto Murtinho”, acrescentou.
A nova estrutura fluvial da Navios
Logísticas, uma das maiores companhias de logística da América do Sul, operando
hoje no Uruguai e Paraguai, terá capacidade para 800 mil toneladas de grãos e
quatro tanques de 15 mil metros cúbicos para líquidos. Espera-se que com o
moderno design e eficiência na operação, os clientes sejam beneficiados pela
redução na movimentação da carga e descarga de caminhões, comboios de barcaças.
“Achamos que esta nova instalação
será a maior fonte de novos negócios para a comunidade, num processo
revolucionário para toda a região, e será construída e operada utilizando
equipamentos e mão de-obra brasileiros”, afirmou Cláudio Lopez. A Navios
Logísticas é um dos provedores de logística integrada na Hidrovia
Paraguai-Paraná, com uma das maiores frotas de navios, tanques, barcaças e
empurradores da via. Opera desde 1956 em Nova Palmira (Uruguai), com terminais
de granéis sólidos e de minérios, e com terminal de combustível no Paraguai. Na
última década, investiu mais de US$ 250 milhões em infraestrutura portuária.
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