segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Autoridade do Canal do Panamá reafirma compromisso de manter janela única


          O ministro panamenho de Assuntos Marítimos, Noriel Araúz, e o administrados da ACP (Autoridade do Canal do Panamá), Ricaurter Vászuez, reafirmaram o compromisso de dar continuidade à implementação da Vumpa (Janela Única Maritima de Panamá, que agiliza os processos de recepção, permanência e despacho e navios de comércio internacional. O anúncio foi feito neste domingo, 6, com a presença ainda do ministro de Obras Públicas do país, Rafael Dabonge e do conselheiro presidencial, José Alejandro Rojas.
          A partir desta posição, o governo e a ACP pretendem implementar de maneira eletrônica o Cobr Único, documento unificado dos serviços marítimos do Panamá, prestados aos navios durante sua passagem pelo país. O documento, facilitado, pode ser pago com cartão de crédito ou boleto bancário. A janela única nasce respaldada pelo convênio estabelecido entre o Ministério de Assuntos Marítimos e a ACP, em junho de 2017.
          Esta primeira etapa da medida, em relação à recepção e despacho de embarcações, já está funcionando nos principais portos do Pacífico e Atlântico do Panamá. Agora, está sendo avaliada a possibilidade de incorporar os terminais do interior do país (Isla Colón, Chíriqui Grande, Charco Azul, entre outros), com a adoção do procedimento eletrônico.
          A AMP, atualmente, está realizando um processo de automatização de seus serviços. Desta forma, a entidade espera manter a liderança e a segurança marítima de mais de oito navios de bandeira panamenha e suas tripulações, assim como ocorre em relação às embarcações estrangeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário