Apesar de ser cedo para
formação de qualquer prognóstico mais definitivo, a Associação Brasileira das
Indústrias de Calçados (Abicalçados), em virtude de barreiras anteriores já
impostas ao calçado brasileiro na Argentina, analisa a eleição do candidato peronista
Alberto Fernández à presidência do país vizinho.
Para o presidente-executivo da entidade, Haroldo Ferreira, a eleição do novo
mandatário, com viés mais protecionista do que o liberal Maurício Macri, traz
novamente o fantasma de barreiras aos calçados brasileiros exportados para a
Argentina. “É natural que exista o receio (da volta dos entraves).
Durante boa
parte do governo de Cristina Kirchner, hoje vice-presidente na chapa eleita,
tivemos problemas com a liberação de licenças, com prejuízos que chegaram a
mais de US$ 200 milhões”, recorda.
Mesmo com a crise na Argentina, o país segue sendo o segundo principal destino
internacional do calçado brasileiro, atrás apenas dos Estados Unidos. Entre
janeiro e setembro deste ano, foram exportados para lá 7 milhões de pares, que
geraram US$ 77,14 milhões, quedas tanto em volume (-25,5%) quanto em receita
(-33%) na relação com igual período de 2018. (imagem de Buenos Aires)
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