O número de porta-contêineres já equipados com
scrubbers alcançou as 142 unidades no dia 15 de outubro e dezenas de outros
estão sendo encaminhados a estaleiros para receberem depuradores nos próximos
meses. A expectativa é de que em janeiro de 2020 sejam mais de 260 embarcações
nestas condições, equivalentes a 10% da frota global.
As companhias de navegação devem manter esta tendência nos próximos anos
já que com os depuradores, cuja preços de instalação estão caindo, seus navios
podem imprimir velocidades mais altas, proporcionando redução de custos de
cerca de US$ 300,00 por tonelada. Os membros da Aliança 2M, Maersk e MSC, terão
mais de 35 navios de capacidade acima de 18 mil teus equipados com scrubbers em
janeiro no próximo ano e 62 do tipo megamax, que carregam entre 18 mil e 23.500
toneladas, equipados até 2021.
Equipados com depuradores, os navios das duas armadoras, as maiores do
mundo, poderão operar seis itinerários Ásia-Europa a velocidades mais elevadas
que as atuais, conseguindo vantagem competitiva sobre as companhias rivais. Maersk
e MSC devem operar uma frota combinada de mais de 350 navios equipados com
depuradores em todos os segmentos de tamanho em 2021.
As outras grandes companhias, sócias na Ocean Alliance, terão mais de 20
porta-contêineres de 15 mil a 21 mil teus equipados com scrubbers até janeiro
do próximo ano. Estas embarcações inicialmente vão ser utilizadas em
itinerários mistos junto com unidades megamax convencionais que não contam com
o equipamento.
A
Evergreen contará com a maior frota de navios equipados com scrubbers entre os
sócios da Ocean Alliance, com um total de 149 unidades. Mas apenas 53 deles
estarão prontos em janeiro de 2020. Os barcos restantes serão gradativamente
colocados em serviço entre 2020 e 2022. Os demais sócios da AO: CMA CGM terá
100 navios com scrubbers que vão operar junto com 20 navios impulsionados por
GNL. A Cosco e a OOCL terão somente 40 unidades com scrubbers, incluindo cinco
do tipo megamax.
As linhas de navegação que integram a The Alliance têm menor número de
navios equipados com scrubbers. A Hapag-Lloyd tem confirmado ordenamento para
20 navios equipados, a Yang Ming terá 30 unidades. A ONE segue sem definir sua
política nesta matéria e soma menos de dez navios programados para serem
recondicionados com scrubbers.
Mas,
a partir de 2020, a estratégia da The Alliance deverá mudar e sua frota será
equipada em boa parte com depuradores, quando a HMM se incorporar ao grupo. A
companhia sul-coreana aportará uma frota de 53 navios equipados com depuradores,
incluindo doze porta-contêineres de 23.600 teus, que serão entregues sucessivamente
a no segundo trimestre de 2020. Além desses, outros oito novos barcos de 15 mil
teus serão incorporados à frota a partir do segundo trimestre de 2020, além de
outros oito que serão entregues em 2021.
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