segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Armadores investem em porta-contêineres com scrubbers que permitem atingir velocidades mais altas


          O número de porta-contêineres já equipados com scrubbers alcançou as 142 unidades no dia 15 de outubro e dezenas de outros estão sendo encaminhados a estaleiros para receberem depuradores nos próximos meses. A expectativa é de que em janeiro de 2020 sejam mais de 260 embarcações nestas condições, equivalentes a 10% da frota global.
          As companhias de navegação devem manter esta tendência nos próximos anos já que com os depuradores, cuja preços de instalação estão caindo, seus navios podem imprimir velocidades mais altas, proporcionando redução de custos de cerca de US$ 300,00 por tonelada. Os membros da Aliança 2M, Maersk e MSC, terão mais de 35 navios de capacidade acima de 18 mil teus equipados com scrubbers em janeiro no próximo ano e 62 do tipo megamax, que carregam entre 18 mil e 23.500 toneladas, equipados até 2021.
          Equipados com depuradores, os navios das duas armadoras, as maiores do mundo, poderão operar seis itinerários Ásia-Europa a velocidades mais elevadas que as atuais, conseguindo vantagem competitiva sobre as companhias rivais. Maersk e MSC devem operar uma frota combinada de mais de 350 navios equipados com depuradores em todos os segmentos de tamanho em 2021.   
          As outras grandes companhias, sócias na Ocean Alliance, terão mais de 20 porta-contêineres de 15 mil a 21 mil teus equipados com scrubbers até janeiro do próximo ano. Estas embarcações inicialmente vão ser utilizadas em itinerários mistos junto com unidades megamax convencionais que não contam com o equipamento.
          A Evergreen contará com a maior frota de navios equipados com scrubbers entre os sócios da Ocean Alliance, com um total de 149 unidades. Mas apenas 53 deles estarão prontos em janeiro de 2020. Os barcos restantes serão gradativamente colocados em serviço entre 2020 e 2022. Os demais sócios da AO: CMA CGM terá 100 navios com scrubbers que vão operar junto com 20 navios impulsionados por GNL. A Cosco e a OOCL terão somente 40 unidades com scrubbers, incluindo cinco do tipo megamax.
          As linhas de navegação que integram a The Alliance têm menor número de navios equipados com scrubbers. A Hapag-Lloyd tem confirmado ordenamento para 20 navios equipados, a Yang Ming terá 30 unidades. A ONE segue sem definir sua política nesta matéria e soma menos de dez navios programados para serem recondicionados com scrubbers.
      Mas, a partir de 2020, a estratégia da The Alliance deverá mudar e sua frota será equipada em boa parte com depuradores, quando a HMM se incorporar ao grupo. A companhia sul-coreana aportará uma frota de 53 navios equipados com depuradores, incluindo doze porta-contêineres de 23.600 teus, que serão entregues sucessivamente a no segundo trimestre de 2020. Além desses, outros oito novos barcos de 15 mil teus serão incorporados à frota a partir do segundo trimestre de 2020, além de outros oito que serão entregues em 2021.

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