sexta-feira, 11 de outubro de 2019

China cria primeira base de alta tecnologia para desenvolver navios cargueiros não tripulados

          O Porto de Ciência e Tecnologia Oceânica de Xiangshan, na China, está desenvolvendo a utilização de tecnologia marítima inteligente. A iniciativa mostra o esforço de Pequim em levar sua tecnologia de transporte autônomo efetivamente para o alto mar. O objetivo deverá ser alcançado a partir da construção da primeira base de provas de investigações e desenvolvimento para embarcações autônoma no Porto de Zhuhai, perto de Macau.
         A informação foi divulgada pelo jornal Economic Daily e revela que a instalação têm 52 mil metros quadrados. No local serão projetadas e desenvolvidas tecnologias marítimas inteligentes e sistemas de navegação não tripuladas. Respaldada pelo centro local Zhuhai Zhou Intelligent Technology a expectativa é de que a nova tecnologia entre em funcionamento no final deste ano.
          O Porto de Ciência e Tecnologia funciona no Distrito Nacional de Desenvolvimento Industrial de Alta Tecnologia de Zhuhai. No centro se encontra radicada a base que ajudará o governo chinês a promover a tecnologia e inovação necessárias para desenvolver a economia marítima na Grande Área da Baía, região densamente povoada de cidades portuárias do sul do país que inclui Guagzhou, Macao e Hong Kong.
          O projeto marca o último passo da China no fortalecimento de sua capacidade de construir navios autônomos que poderão navegar pelos mares sem tripulação humana. Em 2017, o país começou a operar o que então se afirmava que seria o maior terminal de carga automatizada do mundo, em Shangai, com ampla cobertura da cadeia de televisão estatal CCTV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário