O maior avião comercial fabricado pelo Brasil fez nesta quarta-feira
(16), pela companhia aérea Azul, o voo inaugural, partindo de Viracopos,
em Campinas (SP), para Brasília. Fabricada pela Embraer, a aeronave
E195-E2 tem capacidade para levar até 146 passageiros, 18 a mais que a
versão anterior E195, e consumindo cerca de 25% menos combustível.
O presidente da Azul, John Rodgerson, informou que a empresa já
encomendou 50 unidades do novo avião, que devem ser recebidas nos
próximos dois anos. Ele disse que, hoje, a Azul voa para 105 cidades e
tem a intenção de chegar a 150 destinos nos próximos cinco ano.
O voo inaugural, apenas com convidados, decolou de manhã do Aeroporto
de Viracopos, um dos mais utilizados pela empresa aérea, e pousou em
Brasília, onde o avião foi lançado em solenidade da qual participaram os
ministros da Casa Civil, Onyx Lonrezoni, e da Infraestrutura, Tarcísio
de Freitas.
A partir de 8 de novembro, o E195 E2 passa a voar em duas rotas operadas pela Azul no Nordeste. A Azul deve operar voos com o novo avião em cinco destinos. As rotas
sairão de Viracopos e Confins, em Minas Gerais, para cidades como
Brasília, Curitiba e Porto Alegre. O avião também deve voar saindo de
Maceió, em Alagoas, e Petrolina, em Pernambuco, para Salvador, na Bahia.
“Estamos vendo aqui uma aposta que vai ser bem-sucedida”, disse o
ministro Tarcísio de Freitas durante a cerimônia de lançamento. “Estamos
vendo investimentos e, da nossa parte, não vão ser oito novos destinos
ano que vem, vão ser 15”, acrescentou.
De acordo com o ministro, além das concessões dos aeroportos operados
pela Infraero, o governo pretende investir no desenvolvimento da
aviação regional. Este ano já foram licitados 12 aeroportos. A previsão é
que, no próximo ano, sejam concedidos mais 22 terminais. No final de
2021, serão mais 19 aeroportos.
"Já estamos terminando os estudos do novo pacote de concessões –
estamos acabando este mês aquilo que vamos licitar no ano que vem. Não
paramos. Estamos com o pé no acelerador”, disse o ministro. "Nosso plano
aéreo nacional está em pleno desenvolvimento, e estamos usando os
recursos que vêm das concessões, os recursos das outorgas para fazer
investimento nos equipamentos da aviação regional."
O novo avião da Embraer pode alcançar a distância de até 4.537
quilômetros e voar à velocidade de 870 Km/h. O E195-E2 tem ainda
capacidade para transportar maior volume de carga útil, o que deve
ajudar a Azul, empresa que já utiliza aviões da Embraer, a operar novos
destinos.
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