quinta-feira, 28 de maio de 2015

Valec define traçado da Ferrovia Norte-Sul que passa pelo Rio Grande do Sul

        A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias definiu o traçado que passará pelo Rio Grande do Sul da Ferrovia Norte-Sul, que atravessará o país de Barcarena, no Pará, à Rio Grande. A empresa pública, vinculada ao Ministério dos Transportes, está concluindo agora o estudo técnico sobre o trajeto que será submetido ao próprio ministério. O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), adiantou ter recebido informação da pasta de que o trecho proposto não deve ser alterado.

       A estrada cortará as regiões Noroeste e Central do Estado até chegar ao porto rio-grandino. Entre os municípios pelos quais passará a linha, estão Frederico Westphalen, Palmeiras das Missões, Cruz Alta e Pelotas. Goergen citou ainda como cidades abrangidas Caiçara, Iraí, Seberi, Boa Vista das Missões e Santa Maria.
 

       A assessoria de imprensa da Valec informou que "os estudos referentes ao Evtea (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) estão em fase de relatório preliminar com previsão de entrega do relatório final em junho".

       O deputado Goergen, que reuniu-se nesta quarta-feira com integrantes da Valec para tratar da ferrovia, adianta que o próximo passo será a realização do projeto executivo (que deve estimar o custo do empreendimento) e a licitação da obra, que tem previsão de levar em torno de 18 meses. O parlamentar defende que, com o apoio do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que engloba os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, é possível agilizar o processo. A sugestão de Goergen é que o projeto seja colocado dentro do plano de concessões do governo federal.

       O deputado ressalta que, inicialmente, a ferrovia deverá escoar cargas agrícolas e industriais. Mas, futuramente, ele não descarta a possibilidade da realização do transporte de passageiros pelo modal. Goergen enfatiza ainda que a ferrovia beneficiará intensamente o porto do Rio Grande, pois permitirá ao complexo atrair cargas de diversas regiões do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário