A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias definiu o traçado que passará pelo Rio Grande do Sul da Ferrovia Norte-Sul, que atravessará o país de Barcarena, no Pará, à Rio Grande. A empresa pública, vinculada ao Ministério dos
Transportes, está concluindo agora o estudo técnico sobre o trajeto que será submetido ao próprio ministério. O
deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), adiantou ter recebido informação da pasta de que o trecho proposto não deve
ser alterado.
A estrada cortará as regiões Noroeste e Central do Estado até chegar ao porto rio-grandino. Entre os municípios
pelos quais passará a linha, estão Frederico Westphalen, Palmeiras das
Missões, Cruz Alta e Pelotas. Goergen citou ainda como cidades abrangidas
Caiçara, Iraí, Seberi, Boa Vista das Missões e Santa Maria.
A assessoria de imprensa da
Valec informou que "os estudos referentes ao Evtea (Estudo de
Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) estão em fase de relatório
preliminar com previsão de entrega do relatório final em junho".
O deputado Goergen, que
reuniu-se nesta quarta-feira com integrantes da Valec para tratar da ferrovia, adianta que o próximo passo será a
realização do projeto executivo (que deve estimar o custo do
empreendimento) e a licitação da obra, que tem previsão de levar em torno de 18 meses. O parlamentar defende que, com o apoio do
Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que engloba os
estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do
Sul, é possível agilizar o processo. A sugestão de Goergen é que o
projeto seja colocado dentro do plano de concessões do governo federal.
O
deputado ressalta que, inicialmente, a ferrovia deverá escoar cargas
agrícolas e industriais. Mas, futuramente, ele não
descarta a possibilidade da realização do transporte de passageiros pelo
modal. Goergen enfatiza ainda que a ferrovia beneficiará intensamente o
porto do Rio Grande, pois permitirá ao complexo atrair cargas de
diversas regiões do País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário