segunda-feira, 25 de maio de 2015

Governo estuda dar garantias a debêntures emitidas para obras de infraestrutura

       Na tentativa de destravar a aposta de financiamento de infraestrutura apregoada pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, em um cenário de menor participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o governo estuda uma forma de dar garantias a debêntures emitidas para obras esse tipo. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou nesta segunda-feira (25) que está em análise uma ferramenta para assegurar liquidez dos papéis das dívidas dessas companhias.

       Coutinho explicou que quer garantir que o proprietário de debêntures de infraestrutura tenha maior proteção durante o período de construção de um empreendimento. "De forma que se, por exemplo, acontecer uma indesejável interrupção de um projeto por alguma razão, que nós possamos ter uma cobertura de liquidez durante aquele período e ter um tipo de suporte de liquidez para que o projeto se complete", disse.

       O executivo não detalhou como seriam dadas essas garantias, mas afirmou que seguradoras privadas são um dos componentes. "Estamos conversando para sensibilizá-las a desenhar apólices mais adequadas ao tipo de risco na construção de projetos de infraestrutura", disse. Segundo Coutinho, o BNDES estima que serão investidos em toda a economia do País R$ 611 bilhões até 2018. O número já inclui o que será anunciado no pacote de infraestrutura do governo no próximo mês.

       Desde a posse de Joaquim Levy no Ministério da Fazenda, o governo optou por reduzir o papel do BNDES nos financiamentos e buscar o investidor privado para garantir a execução de projetos de infraestrutura no País. Entre as diretrizes já anunciadas, está o incentivo à emissão de debêntures.

Nenhum comentário:

Postar um comentário