terça-feira, 26 de maio de 2015

Tecon Rio Grande vai escoar 7,7 mil toneladas de soja em contêineres no segundo semestre

       O Tecon Rio Grande escoará cerca de 7,7 mil toneladas de soja, totalizando 275 contêineres no segundo semestre desse ano. A operação faz parte da meta de atração de cargas agrícolas e de se projetar como alternativa para a exportação de grãos no Brasil. Será o maior embarque da commodity na história do Tecon Rio Grande. Os embarques iniciaram no final de abril e têm previsão de seguir até junho, quando toda a carga tiver sido escoada para Shangai, na China.

       A soja é tradicionalmente movimentada em navios graneleiros, de carga solta, porém, a tendência de conteinerização do grão e seus derivados é cada vez maior, tendo em vista os gargalos logísticos e as vantagens para os donos da carga e clientes no exterior. “O transporte via contêiner garante o acesso a mercados que trabalham com volumes menores, trazendo facilidade na distribuição, redução de custos, além do melhor aproveitamento dos grãos que não sofrem alterações por condições climáticas”, explica Thierry Rios, diretor comercial do Tecon Rio Grande.

       O embarque desses 275 contêineres de soja é um dos marcos na atração de cargas agrícolas pelo terminal, neste ano. Pela primeira vez, 3.000 toneladas de trigo ração foram escoadas para o Vietnã, com conclusão da operação em abril. Para essas movimentações, o Tecon Rio Grande firmou uma parceria com a Gomes e Marques, responsável pelo recebimento, armazenagem, estufagem e transporte dos grãos até o terminal. Já a empresa Tradeagro ficou a cargo pela comercialização com os clientes finais no país do Sudeste Asiático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário