A Maersk Line anunciou nesta terça-feira,
19, um acordo de uso compartilhado de navios com a
Mediterranean Shipping Company (MSC) e a Mitsui OSK Line (MOL) na rota
Ásia/Costa Leste da América do Sul. O contrato envolve 22 embarcações em uma
configuração de dois itinerários, que passam por portos brasileiros como
Santos, Sepetiba, Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul, Rio Grande,
e Paranaguá. A rota é forte, especialmente no transporte de eletrônicos
e peças automotiva, e também favorece a exportação de proteínas da
América do Sul para a Ásia, destacou a companhia.
A previsto é que o acordo, que substitui todos os atualmente em
vigor nessa rota e que terminariam no final de junho, comece a funcionar na primeira semana de julho, com a saída de um navio da Ásia. A armadora dinamarquesa informa que o novo contrato simplificará a rede, melhorará a capacidade de
resposta operacional e permitirá a introdução de navios que se
adaptam melhor à capacidade dos terminais da Costa Leste da América do
Sul, otimizando e propiciando maior economia em escala.
Dos dois
itinerários incluídos no contrato, o primeiro sai de Busan
(Coreia do Sul), passando pelas cidades chinesas de Xangai, Ningbo,
Chiwan e Yantian. Atraca também em Hong Kong e Cingapura, de onde segue
diretamente para o Brasil, inicialmente no porto de Santos e na
sequencia por Paranaguá, de onde segue para Buenos Aires e Montevidéu,
retornando depois por Rio Grande, Paranaguá e Santos, para então ir a
Coega (África do Sul), Cingapura, Hong Kong e chegando novamente a Busan
(Coréia do Sul).
O segundo itinerário começa em Chiwan
(China), passando também por Yantian (China), Hong Kong e Cingapura, de
onde segue diretamente para Santos, passando também por Sepetiba,
Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul. De lá, inicia o retorno,
passando novamente por Santos e Sepetiba, de onde vai para Cidade do
Cabo (África do Sul), Durban (África do Sul), Cingapura (Cingapura) até
chegar novamente em Chiwan (China).
A MSC e a Maersk Line vão
operar cada uma seis navios com capacidade de 9 mil TEUs (unidade
equivalente a 20 pés) no itinerário um. Já a MOL utilizará dez
navios com capacidade de 5,5 mil TEUs cada no itinerário dois.
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