sexta-feira, 22 de maio de 2015

Porto de Rio Grande bate recorde de movimentação mensal em abril

       O Porto de Rio Grande registrou em abril a sua maior movimentação mensal. Passaram pelo complexo no mês passaram 4.000.805 toneladas. O destaque ficou para os granéis sólidos que atingiram números superiores aos três milhões. A safra de soja do Rio Grande do Sul foi fundamental para que essa marca fosse atingida. “Estamos vivendo uma safra de soja histórica e isso reflete na movimentação portuária. Nunca tivemos um mês com registros acima dos quatro milhões de toneladas e estamos satisfeitos que nossa estrutura conseguiu absorver esse número com mínimos impactos para a sociedade”, comemorou o superintendente do Porto, Janir Branco (foto).

       O Plano Safra, coordenado pela SUPRG (Superintendência do Porto de Rio Grande), conseguiu reunir os principais protagonistas do escoamento da safra para reduzir os transtornos aos rio-grandinos. Nele, órgãos públicos e privados foram chamados para debater o andamento da operação da safra. Segundo o diretor técnico da SUPRG, Darci Tartari, que também coordena o Plano Safra, foi entregue um material informativo aos caminhoneiros e foi mantido um contato direto com todos os terminais afim de manter um constante diálogo e uma melhor organização.
        
       “Ainda temos muito a avançar, mas já temos uma avaliação positiva do empenho de todos os envolvidos”, disse. As mais de quatro milhões de toneladas foram escoadas em 270 embarcações que atracaram no porto gaúcho. A carga geral correspondeu a 642.359 toneladas, o granel líquido, 333.801 toneladas e o granel sólido, 3.024.645.

        A soja em grão sozinha movimentou 1.806.293 toneladas. O óleo de soja representou 36.999 toneladas e o farelo do tipo lowpro, 242.817 toneladas. “Embora a soja seja o principal produto desse período também tivemos bons resultados com o trigo e o milho, cada um com mais de 60 mil toneladas”, explicou Branco. Nos primeiros quatro meses do ano, Rio Grande já movimentou 10.406.397 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário