quarta-feira, 20 de maio de 2015

Antaq considera lei portuária estimulo à modernização do setor

      “Os pilares da a Lei 12.815/13 são estímulo à modernização portuária; aumento na oferta de infraestrutura pela iniciativa privada; incentivo à concorrência intra e entre portos; modicidade e publicidade de tarifas e preços portuários; e modernização e otimização da infra e superestrutura portuárias existentes. Esses aspectos gerarão um aumento da competitividade dos portos”. A afirmação é do diretor da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Fernando Fonseca.

       Segundo o executivo já foram emitidas 35 autorizações para instalações portuárias privadas, o que corresponde a R$ 8,5 bilhões de investimentos. Além disso, mais 35 processos de outorga de autorização estão em andamento, com investimentos na casa de R$ 9,6 bilhões.

      O executivo citou ainda como exemplo que em 2014, o setor portuário do Brasil movimentou cerca de 970 milhões de toneladas, o que representou um crescimento de 4,3% em relação a 2013. Já o setor portuário nordestino movimentou 231 milhões de toneladas. O setor portuário da Região Norte movimentou 82 milhões de toneladas.

       O diretor da Antaq destacou o Terminal Ponta da Madeira, no Maranhão, que, em 2014, movimentou 113 milhões de toneladas. Na Região Norte, ressaltou o Terminal de Trombetas (PA), que movimentou 17 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário