quarta-feira, 20 de maio de 2015

Mineradora Vale vende quatro navios para a chinesa Cosco por US$ 445 milhões

       A Vale fechou a venda de quatro navios para a China Ocean Shipping Company (Cosco), armador e transportador de granéis sólidos e operador global de granéis sólidos. Em nota, a empresa brasileira destacou que a transação totalizou US$ 445 milhões, montante será recebido mediante a entrega dos navios para a Cosco, o que deve acontecer em junho deste ano.

       A operação já havia sido anunciada pela mineradora brasileira em setembro do ano passado. Na ocasião, a empresa destacou que o acordo ia permitir cooperação estratégica entre Vale e Cosco. Pelos termos da parceria, quatro navios VLOCs (“very large ore carriers”), com capacidade de 400 mil toneladas, que atualmente pertencem e são operados pela Vale, serão transferidos para a Cosco e afretados para a Vale em contrato de longo prazo de 25 anos.

       A Vale e a Cosco informaram, também, em setembro do ano passado, que iriam assinar contrato de afretamento de longo prazo para transportar, do Brasil,  minério de ferro a partir de dez novos navios Valemax que seriam construídos pela Cosco. A Vale aproveitou a visita do premiê chines, Li Keqiang, ao Brasil, para comunicar uma expansão do acordo que já tinha com a China Merchants Energy Shipping (CMES), subsidiária da China Merchants Group.

       O acerto contempla a cooperação estratégica de longo prazo no transporte marítimo de minério de ferro. O primeiro acordo foi firmado com a China Merchants Group em 26 de setembro do ano passado. Pela expansão do acordo, a Vale venderá quatro navios VLOCs para a CMES. Segundo a Vale, os detalhes e termos do contrato estão ainda em discussão e se espera que o acordo com CMES seja concluído nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário