sexta-feira, 29 de maio de 2015

Joaquim Levy quer que o BID lance títulos para financiar projetos de infraestrutura no Brasil

       O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pediu ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para que que lance títulos em reais no mercado para financiar projetos de infraestrutura no Brasil. O ministro e o presidente da instituição, Luis Alberto Moreno, discutiram ainda sobre os gargalos que afetam os projetos de infraestrutura no País.

       Desde o ano passado, entidades multilaterais como o BID estão autorizadas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) a captar recursos no país. Moreno informou que o banco está avaliando o lançamento dos papéis, mas não informou valores a serem emitidos nem o prazo para que as operações comecem a ser feitas.

       “Os problemas do Brasil são os mesmos da América Latina. Temos os riscos da taxa de câmbio, da construção, de regulação, quando se está encaminhando um projeto e tem alguma dificuldade com a legislação. Todos esses riscos são as razões pelas quais os projetos de infraestrutura não são bancáveis tão rapidamente”, disse o ministro.

       Moreno não informou o custo das emissões, mas lembrou que o BID tem classificação triplo A pelas agências internacionais de classificação de risco, o que reduz o custo dos papéis. Por meio dos títulos, um emissor capta recursos no mercado financeiro para honrar compromissos ou financiar projetos. Em troca, compromete-se a devolver os recursos acrescidos de alguma correção. Quanto menor o risco, menor o custo de emissão. Hoje, o BID empresta US$ 2,3 bilhões por ano ao Brasil, quase tudo para projetos de governos estaduais. De acordo com Moreno, o BID emite títulos nos Estados Unidos, na Colômbia e em países da Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário