segunda-feira, 25 de maio de 2015

ABTP critica emenda que limita responsabilidade do transportador marítimo em caso de avaria em terminais



       A Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) participou, na última sexta-feira, dia 22, da Audiência Pública da Câmara dos Deputados, na FGV, no Rio de Janeiro, para discutir o Projeto de Lei 1572/2011, de autoria do Deputado Vicente Cândido, que institui um novo Código Comercial e está em tramitação na Câmara dos Deputados.

       A discussão central foi sobre a emenda 56, que insere no Direito Marítimo, na revisão do Código Comercial, o princípio da limitação de responsabilidade do transportador marítimo em caso de avaria e abranda o dever de reparação integral. De acordo com a emenda, se um navio danificar um cais ou equipamento do porto, este não ficará obrigado a ressarcir o dano integralmente, porém o inverso não se aplica aos terminais do porto.

       Os impactos desta emenda para o setor são o aumento dos seguros, dos fretes, dos custos portuários, o que gera também crescimento do custo Brasil, que se reflete na perda de competitividade do produto brasileiro. A ABTP reagiu fortemente e posicionou-se contrária a essa tentativa de mudança, por considerá-la inconstitucional.

       O Relator do Projeto de Lei (PL), deputado Paes Landin e o presidente da Comissão Especial para este PL, Deputado Laercio Oliveira, reconheceram a relevância do assunto e sugeriram uma outra audiência pública específica para o setor portuário.

       “Este Projeto de Lei tem sido muito criticado e foi comentado na Audiência que não tem mais cabimento nos tempos atuais um Código tão abrangente como o que está sendo proposto. O Direito Comercial Marítimo, por exemplo, pela sua complexidade e abrangência, mereceria um código em separado ou um ato legislativo específico”, afirmou o diretor técnico da ABTP, Wagner Moreira. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário