segunda-feira, 25 de maio de 2015

Portos de Valência e Sagunto ampliam volume de operações de veículos

        Os portos espanhóis de Valência e Sagunto tiveram um aumento significativo no volume de tráfego de veículos terminados que estão processando, ajudado em grande parte pela expansão da atividade pela Ford na sua fábrica de Almussafes nas proximidades. A companhia tem expandido a sua atividade no porto adjacente de Valência, em Sagunto. A montadora solicitou concessão de 50 mil m2 no cais Dique del Este, atualmente a base do Terminal Valencia Europa, que processa a maioria dos veículos acabados que passam pelo terminal.

       Segundo números divulgados, o porto de Sagunto, ampliou o negócio dos seus veículos acabados em mais de 202% nos dois primeiros meses deste ano, registrando taxa de transferência de 26.688 unidades. Esta é uma recuperação significativa em relação a 2014, quando o porto relatou apenas 57.779 unidades movimentadas, uma queda de quase 47% em relação ao ano anterior. Em janeiro deste ano, o tráfego aumentou em 10.517 veículos, o equivalente a um crescimento de mais de 67%, antes de saltar drasticamente em fevereiro.

       Em relação aos números de tonelagem ligados a veículos e componentes acabados, estes mostram que janeiro e fevereiro geraram 45.209 toneladas, em geral, um aumento de quase 124%. O tráfego de exportação aumentou 157%, para 29.625 toneladas, enquanto as importações subiram 75%, para 16.680 toneladas.

       Separadamente, mas também em Sagunto, a filial do grupo Transcoma, Transcoma Shipping assinou um acordo aberto com o armador Euro Marine Logistics (EML) para iniciar as operações no porto. Um dos navios ro-ro da empresa será implantado em uma rotação de 15 dias fora de Sagunto, de onde ele se dirigirá para Tânger para coletar veículos de exportação, que em seguida, distribuirá nos portos de Le Havre (França), Zeebrugge (Bélgica) e Newcastle (Reino Unido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário