terça-feira, 26 de maio de 2015

China financiará 35 projetos de infraestrutura incluindo a ferrovia que ligará o Brasil ao Pacífico

       Os governos brasileiro e chinês assinaram 35 acordos bilaterais, num montante superior a R$ 150 bilhões de investimentos da China no Brasil. O setor de infraestrutura de transportes está entre os que devem ser beneficiados com as parcerias bilaterais. Entre os principais projetos, está a construção de uma ferrovia transcontinental, que cruzará o país de leste a oeste, passando pelo Peru para acessar portos no Oceano Pacífico. Nesse sentido, foi assinado um memorando de entendimento, a fim de desenvolver estudos de viabilidade do empreendimento que estarão concluídos até maio de 2016.

       A estrada percorrerá 4,4 mil quilômetros somente no Brasil e sairá de Campinorte, no Tocantins, junto à Ferrovia Norte-Sul, passando por Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, chegando ao Acre e atravessará os Andes até o litoral peruano. O governo, no entanto, ainda não divulga estimativa de valores do empreendimento. Segundo o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Clésio Andrade, a obra já foi elencada, pela instituição, como uma das ações importantes para a solução de gargalos logísticos do país, e poderá aumentar a competitividade das exportações brasileiras.

       O primeiro-ministro, Li Keqiang, afirmou que o governo chinês quer estreitar a cooperação entre empresas dos dois países e promover a construção de infraestruturas no Brasil. A ideia, segundo ele, é reduzir os custos, movimentar a economia e ajudar na geração de empregos. O presidente do Conselho Empresarial Brasil-China, Sérgio Amaral, consultor do Escritório da CNT na China, explica que, “para a China, isso faz parte de uma estratégia que vem sendo desenvolvida em várias regiões do mundo, que é realizar investimentos grandes em infraestrutura para obter retornos econômicos positivos e, talvez, a abertura de novos mercados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário