sexta-feira, 22 de maio de 2015

Cortes no orçamento reduz em R$ 25 bilhões investimenos nas obras do PAC

       O ajuste fiscal não deixou de fora o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma das principais bandeiras da gestão do PT e da presidente Dilma Rousseff. O governo reduziu a previsão de investimentos do programa em R$ 25,7 bilhões. O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa lembrou que estão previstos R$ 40 bi para o PAC, valor que é menor do que o esperado "mas é expressivo."

       Segundo ele, o montante permite conclusão de obras do  Minha Casa Minha Vida, continuar obras em andamento e anunciar o Minha Casa Minha Vida 3. "Há redução, mas o valor é suficiente para fazer muitas coisas e iniciar projetos novos mantendo responsabilidade financeira e social", disse.

       No Executivo, todos os ministérios tiveram cortes em seus Orçamentos. O Ministério das Cidades realizará um contingenciamento de R$ 17,23 bilhões, o maior segundo documento divulgado pelo Ministério do Planejamento. Em segundo lugar, está o Mnistério da Saúde, com um corte de R$ 11,77 bilhões, seguido pela Educação, com menos R$ 9,42 bilhões.

       As áreas consideradas prioritárias no PAC foram o programa Minha Casa, Minha vida, obras em andamento de saneamento e mobilidade, combate à crise hídrica, rodovias e ferrovias estruturantes, obras nos principais portos. A ampliação dos aeroportos prioritários também continua sendo uma prioridade do governo, assim como o Plano Nacional de Banda Larga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário