terça-feira, 26 de maio de 2015

Estudo da CNT mostra que deficiências logísticas impactam no custo do produto nacional

       A CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgou ontem, segunda-feira (25), o estudo Transporte & Desenvolvimento – Entraves Logísticos ao Escoamento de Soja e Milho. O trabalho mostra que as atuais condições da infraestrutura de transporte e logística do Brasil têm impacto significativo na movimentação da produção agrícola nacional, aumentando os custos do transporte.

       O estudo analisa a logística do agronegócio com foco nas cadeias produtivas de soja e milho, que têm participação de 85,8% no volume total de grãos produzidos no país e contribuem com 43% da pauta de exportações brasileiras. Em 2014, foram 46 milhões de toneladas de soja e 19,5 milhões de toneladas de milho exportadas e somente as condições do pavimento das rodovias levam a um aumento de 30,5% no custo operacional.

       Segundo o estudo, se fossem eliminados os gastos adicionais devido a esse gargalo, haveria uma economia anual de R$ 3,8 bilhões. O montante, segundo o estudo, corresponde ao valor de quase 4 milhões de toneladas de soja ou a 24,4% do investimento público federal em infraestrutura de transporte em 2014.

       Os dados mostram ainda a má distribuição da malha de transporte, onde 65% da soja é transportada por rodovias. Nos Estados Unidos, principal concorrente do Brasil, 20% da produção é transportada por rodovias. Na Argentina, o percentual é de 84%, mas as distâncias médias entre regiões produtoras e portos vão de 250 km a 300 km. Nos EUA e no Brasil, as distâncias são em torno de 1.000 km. Os brasileiros escoam 9%  hidrovias via hidrovias e os norte-americanos, 49%.

       O presidente da CNT, Clésio Andrade, ressalta que “a competitividade do agronegócio brasileiro está condicionada à existência de um sistema logístico eficiente”. Para ele, “os projetos de transporte precisam ser implementados com uma visão sistêmica, integrando ferrovias, portos, hidrovias, rodovias e terminais de transbordo”.

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