quarta-feira, 27 de maio de 2015

SEP adere ao PEN para poder utilizar o software Sistema Eletrônico de Informações

       A SEP (Secretaria Especial de Portos) vai fazer parte do PEN (Processo Eletrônico Nacional) para utilizar o software Sistema Eletrônico de Informações. No total, nove órgãos públicos aderiram ao programa. Para começar a tramitar os documentos eletronicamente, as instituições assinaram Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, responsável pelo desenvolvimento do programa.

       Para o secretário-executivo do MP, Dyogo Oliveira, a utilização do SEI representa uma importante mudança de paradigma nos órgãos públicos. Segundo ele, contando com as instituições que assinaram o acordo de cooperação técnica, 24 órgãos já aderiram ao PEN e outros 81 já manifestaram o interesse. O ministro de Portos, Edinho Araújo, disse que o compartilhamento de documento eletrônico trará mais celeridade no andamento de processos o que significará diminuição da burocracia e redução de custos.

       Além da SEP, os órgãos que aderiram ao PEN foram os ministérios da Cultura, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Ciência, Tecnologia e Inovação, CGU (Controladoria-Geral da União), Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Escola Nacional de Administração Pública, Ancine – Agência Nacional de Cinema e Sudeco – Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste.

       Segundo o presidente do TRF4, desembargador Tadaaqui Hirose, a utilização do SEI elimina a burocracia no setor público e representa uma economia de cerca de R$ 20 milhões para cada um dos órgãos parceiros apenas considerando o desenvolvimento, manutenção e evolução de um sistema similar oferecido no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário