“Se considerarmos que a concentração demográfica brasileira segue o
litoral e a tendência é de se ter uma racionalização logística, bem como
proteção ambiental, naturalmente, seremos conduzidos à utilização da
cabotagem no País. Desta forma, não há como não ter um bom prognóstico e
crescimento”. A afirmação é de Abrahão Salomão, sócio da Posidônia,
companhia especializada no transporte via cabotagem e longo curso. Para o
executivo, o modal traz inúmeras vantagens que justificam o otimismo
quanto ao crescimento deste meio de navegação.
“ A cabotagem tem menor
custo, menor impacto ambiental, maior segurança para a carga e maiores
benefícios sociais que a atividade promove nas comunidades
portuárias. Claro que há problemas como o custo e dificuldade de
capitais para atividade, carga tributária, qualidade de mão-de-obra e
burocracia, mas acreditamos que este será um ano decisivo para o modal.
Há toda a incerteza política, novidades regulatórias, mas se estivermos
certos em nossas decisões e estratégias, cresceremos ao menos 15%”, diz.
Atualmente, a companhia atua em cinco segmentos estratégicos:
armação, administração e operação de navios (ship management);
transporte feeder de contâineres; transporte de granéis sólidos e
líquidos; transporte de carga geral e veículos e operação de apoio
marítimo, a companhia, hoje, conta com clientes de peso como Raízen,
Trafigura, DHL, Bertling e MSC. (Fonte Guia Marítimo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário