quarta-feira, 27 de maio de 2015

Agência Fitch afirma que Brasil cresce menos que países em desenvolvimento e ratings semelhantes

       O diretor da agência de classificação de risco Fitch Ratings, Rafael Guedes, afirmou que o Brasil cresce menos que países com desenvolvimento e ratings semelhantes. "A questão do Brasil não é cíclica, mas estrutural. Há um problema estrutural muito sério no País", avaliou ele, em evento da Amcham Brasil, na manhã desta quarta-feira (27).

       Sem citar as expectativas para o rating do Brasil, Guedes lembrou que a mudança feita pela Fitch na perspectiva da nota do país, para negativa em abril último, refletiu a busca pelo crescimento a qualquer custo que deteriorou os números do Brasil de maneira forte e rápida. Segundo ele, essa alteração considerou o desequilíbrio macroeconômico local, as expectativas de crescimento para o País de cerca de 2% nos próximos anos e ainda o cenário político.

      "A popularidade da presidente Dilma Roussef está muito, muito baixa. Há escândalos acontecendo, na Petrobras - entramos em construtoras e vamos entrar na Eletrobras, construções elétricas - e isso tem impactado a confiança do investidor, empresário, consumidor; o aumento do desemprego, menor crescimento do crédito. Isso tudo levando a questionamentos para onde vai a dinâmica do Brasil", comentou o diretor da Fitch.

       Para Guedes, o pior momento da Operação Lava Jato, que apura denúncias de corrupção em contratos envolvendo a Petrobras, pode ainda não ter ocorrido, com a migração dos escândalos da construção para o setor elétrico e para a Eletrobras. "Seria ousado dizer que o pior momento da Lava Jato já passou. Com a migração dos escândalos para o setor de energia elétrica, não dá para saber onde a Lava Jato vai terminar", disse. Segundo ele, o "cenário político do Brasil é conturbado, mas estável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário