segunda-feira, 25 de maio de 2015

Antaq e Ciesp firmam acordo de cooperação para desenvolver projetos portuários

       A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) firmaram acordo de cooperação que busca estabelecer formas de parceria e projetos de ação conjunta na área portuária, dentre os quais destacam-se a promoção de estudos, o compartilhamento de informações estratégicas sobre o setor portuário e o estabelecimento de um canal de diálogo permanente entre a agência e os usuários do setor, fomentando uma aliança estratégica que reúne ações tendentes ao aumento da eficiência com a consequente redução dos custos portuários.

      Segundo Mario Povia, diretor geral da Antaq, o acordo tem importância estratégica. “A Antaq defende a desburocratização no âmbito dos portos organizados, redução de custos portuários e companhias docas com gestão de excelência," explicou ele.

       O acordo conta com o aval da Advocacia Corporativa do Ciesp e da PFA (Procuradoria Federal junto à Antaq), e terá vigência por doze meses, podendo ser prorrogado mediante aditamento. Povia também destacou que a Lei nº 12.815/13 prevê maior atração do investimento privado para os portos brasileiros. Segundo ele, a lei criou a figura do TUP (Terminal de Uso Privado), que passa a ter liberdade para movimentar tanto carga própria quanto de terceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário